A cidade do Porto, conhecida pelos vinhos, nos da a boas vindas com as vinícolas em frente ao Rio Douro, famoso rio incluído pela UNESCO como patrimônio mundial da humanidade com nascente na Espanha e cruza o Norte de Portugal, da um charme especial para a cidade junto a ponte D. Luis que liga Porto a Vila Nova de Gaia.
Há passeios de barcos pelo Rio Douro oferecidos pelas agencias mas quem vai a Porto sempre ouve falar da famosa Francesinha, ao ouvir a primeira vez desperta uma curiosidade somente pelo nome mas é um sanduíche bem gostoso e muito famoso vendido em diversos restaurantes na cidade do Porto.
Se estiver durante os dias 23 e 24 de junho na cidade irá conhecer uma festa tradicional que agita a cidade e enche as ruas de festividade, com a gastronomia local puxada pela sardinha assada e regada a vinho, as pessoas saem as ruas com marretas, brincando com as pessoas e alegrando por onde passam e a cidade acompanha uma queima de fogos com uma paisagem maravilhosa do Rio Douro.
Porto nos revela lindos jardins, mirantes e ruas charmosas com comércios, restaurantes e cafeterias que chamam para entrar. Um passeio muito interessante é o da rota dos vinhos, procure sobre o tour de Vinho, diversas vinícolas como a Calem oferecem shows de fado e atrações inclusas a degustação, é um excelente passeio principalmente no inverno com direito à degustação de vinhos.
Évora uma cidade perto de Lisboa pouco divulgada mas para quem gosta de conhecer um pouco de cultura é maravilhosa, ao chegar no centro já se depara com as famosas colunas romanas, é um templo romano conhecido como Templo de Diana, construído em I d.c., imagina andar e vivenciar a história em plena praça publica sobre a emancipação da invasão romana.
O templo de Diana está localizado no centro histórico, onde se encontra o jardim de Diana com uma vista muito bonita para o lado alentejano, vale a pena dar uma parada, tirar uma foto e descansar no jardim lendo um livro ou bebendo um suco.
Templo de Diana
Évora nos mostra a história portuguesa e europeia durante todos os passeios, sendo ela através de ruínas, aquedutos antigos ou pela arquitetura da catedral da Sé que em sua torre possui uma bela vista da cidade.
Outro passeio interessante e peculiar ao mesmo tempo é a capela dos ossos, isso mesmo uma capela que tem suas paredes feitas com ossos humanos, já na entrada possui a frase "Nós Ossos Que Aqui Estamos, Pelos Vossos Esperamos", se tiver coragem de entrar encontrará uma capela totalmente erguida com ossos humanos.
Capela dos Ossos
A capela nos mostra uma ideia da transitoriedade da vida, apesar da capela ser construída por causa do cemitério da igreja que estava com superlotação, sendo que antigamente sepultavam pessoas nos fundos ou no subsolo das igrejas e precisavam dar outro rumo para as demasiadas ossadas, os padres deram um rumo no minimo diferente as ossadas, que nos tempos modernos virou um ponto turístico peculiar e bastante visitado na cidade de Évora.